sexta-feira, 19 de junho de 2009

Quero que você me aqueça neste inverno...


O Brasil é um país de contrastes. Principalmente São Paulo, onde as quatro estações podem coexistir em um único dia.
Mas agora o frio começa a castigar. O vento é cortante e nossas casas não estão preparadas para baixas temperaturas. O jeito é apelar para as bebidas e comidinhas quentes, cobertores, mantas e felizes aqueles que possuem lareiras e aquecedores.

Pensando nisso aqui vão algumas dicas para enfrentar o friozinho antes de se deitar:

Lençóis de flanela - a cama não fica com aquela sensação gelada do lençol. Em nossas andanças pelo mundo, comprei uma capa de edredom feita de flanela. Uma delícia...

Manta ou tecido soft, fleece, polar usado como lençol - forme um "sanduíche": lençol, manta, você deitado e quentinho, sobrelençol e edredom ou cobertor. Bons sonhos.

Bolsa de água quente - quando nosso filho nasceu não estavamos no Brasil, um dos itens do enxoval era uma pequena bolsa de água quente com uma capa bonitinha. Em minha ignorância, achei aquilo meio estranho. Mas quando chegou o outono "a ficha caiu"- nossa nem existem mais fichas telefônicas.
O truque é usar uma bolsa de água quente para aquecer a cama ou berço antes de deitar. Talvez o bebê não sinta a diferença de temperatura e há a probabilidade de que ele não acorde e assim você pode cochilar até a próxima chamada. Mas não durma com a bolsa de água porque ela esfria e incomoda.

Secadora de roupas - um truque que aprendi com a minha sogra, que aprendeu com sua amiga Sônia. Colocar o pijama e mantas na secadora de roupas antes de usá-los. Meu filho comemora pijama quentinho, principalmente depois do banho.

Frio fora de casa:

Usar camadas de roupas - se esquentar é só tirar uma camada. Se esfriar, vestir novamente.

Capa corta vento - use por cima da sua produção, quando entrar em um ambiente mais quentinho é só tirar.

Chapéu, boina, gorro - a cabeça também é sensível ao frio. Protegê-la diminui a probabilidade de uma dor de cabeça ou de ouvido causada por friagem.

Cachecol, aquecedor de pescoço - o acupunturista de uma amiga disse que, segundo a medicina chinesa, a área onde o frio entra no corpo localiza-se atrás do pescoço. Prevenir é o melhor remédio.

Meias de algodão finas por baixo das meias de lã - absorvem o suor e evitam o atrito da lã com a pele.

Meteorologia - sempre consultamos antes de sair de casa ou antes de uma viagem, ajuda a não ser pego de surpresa:
http://br.weather.com/
http://www.climatempo.com.br/
Mas às vezes falha.

Uns links com outras dicas interessantes e instigantes:
http://www.oficinadeestilo.com.br/blog/receita-maluca-pra-noites-frias/
http://www.oficinadeestilo.com.br/blog/truque-pra-aquecer-pezinhos-no-inverno/
http://www.mochilaosemfronteiras.com/?p=360

Nenhum comentário: