sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Tireoidite de Hashimoto, ou, minha tireóide está me deixando na mão

Há três anos fui parar no pronto socorro com falta de ar. Fiz inalação, tomei alguns medicamentos e o médico comentou que bronquite ou asma não tinham cura. O problema é que eu nunca tive nenhuma das duas, ele duvidou.
Voltei novamente ao pronto socorro com falta de ar, arritmia cardíaca e um cansaço inexplicável. Lá vamos nós em busca do diagnóstico correto: pneumatologista, cardiologista, alergista, exames, exames, exames, até Holter eu fiz… nada. Desisti.
Depois, duas gravidezes que não chegaram a dois meses: probabilidade de lúpus, lá vamos nós ao reumatologista, ou problemas na tireóide. Bingo!

Estou com tireoidite de Hashimoto, um problema autoimune, ou seja, meu corpo está atacando a tireóide. A falta de ar, os batimentos cardíacos irregulares, o cansaço, a depressão, o esquecimento, a queda de cabelo, a pele horrorosa, a suspeita de lúpus, a perda dos bebês, tudo por causa desta bendita glândula.
Há dois anos estou na luta, mas talvez, agora eu precise tomar o hormônio.

18 comentários:

Unknown disse...

Boa noite,

Tb tenho T.H. (diagnósticado há +-4,5anos).
Tive: ressecamento da pele, unhas quebradiças, queda de cabelo + minha endócrin. passou o hormônio e esses sintomas desapareceram (a pele precisa de um bom hidratante + tenho 57 anos).
Ña tenho até o momento: aumento de peso, bócio ou sobnolência, falta de ânimo ... ao contrário: durmo pouco, sou muito ativa - faço musculação e caminhadas regularmente, tenho dificuldade p/engordar (1,72m e 59kg).
(Estou bastante satisfeira c/minha aparência - acho-a, inclusive, saudável).
É preciso um bom acompanhamento da doses do remédio, através de exames periódicos, acompanhados p/médica.
Tb: pesquisei e li q a continuidade do remédio por longo tempo ou dose excessiva pode acelerar a desmineralização dos ossos - então, conversei c/o médico e tomo ,por prescrição, esporadicamente, cálcio.
Enfim, não vejo a doença interferir em minha vida, até o momento.
Abraços
Ana Lucia.

l’abeille disse...

Ana Lucia,

Estou na fase em que ainda não posso tomar o hormônio. A tireóide chega quase ao limite e melhora.
Obrigada por seu testemunho, é bom saber que o problema da tireóide não afetará minha vida quando precisar do hormônio.

Beijos.

Anônimo disse...

Olá... eu também tenho Hashimoto. Descobri há poucos meses. Tinha todos os sintomas, mas não aparecia nos exames. Também perdi uma gestação com 5 meses. Não consegui engravidar novamente. Agora tomo o Puran T4, pois meu TSH começou a ficar alterado. Para você engravidar novamente, provavelmente terá de tomar T4 sintético, do contrário, fatalmente sofrerá um aborto. Estou me tratando para tentar nova gravidez daqui a um ano.
Abraços e boa sorte.
Ana Paula

Unknown disse...

Oi! Fom bom então chegar a um diagnóstico. Com certeza, ele exige sempre periódicos exames (dos hormônios relacionados).

Acho que se você se tratar direitinho, com certeza, vai engravidar e atingir muitas outras metas.

P.S.: tenho uma prima + jovem q tb tem Hashimoto e tem 1 filho. Acredito que foi diagnosticada antes de tê-lo (já é um rapaz).
Beijos

l’abeille disse...

Ana Lúcia e Ana Paula,

Obrigada pelas palavras de encorajamento e consolo.
Estou sendo acompanhada por uma ótima endócrino, uma ótima ginecologista e um médico homeopata. Os resultados são muito interessantes.

Beijos

Unknown disse...

Tudo de bom. Foi ótimo saber. Beijos!

Anônimo disse...

ola tenho 44anos e foi me diagnosticada esta doença a 15 anos depois de muito sofrinento muitos exames medicos e um parto muito complicado pois tive uma preeclampsia na altura tudo desconhecido para mim e para quem me rodeava.eu e o bebe escapamos por pouco e apesar de prematuro hoje e lindo com 18anos.por precauçao ja foi diagnostificada a minha filha mais velh para k nao venha a passar o mesmo k eu.Apesar de nao ser muito valorisada e uma doença k nos faz sofrer muito pois em alturas criticas e incapacitante e os sintomas confundes os proprios medicos

Anônimo disse...

pola tenho 44anos e foi me diagnosticada esta doença a 15 anos depois de muito sofrinento muitos exames medicos e um parto muito complicado pois tive uma preeclampsia na altura tudo desconhecido para mim e para quem me rodeava.eu e o bebe escapamos por pouco e apesar de prematuro hoje e lindo com 18anos.por precauçao ja foi diagnostificada a minha filha mais velh para k nao venha a passar o mesmo k eu.Apesar de nao ser muito valorisada e uma doença k nos faz sofrer muito pois em alturas criticas e incapacitante e os sintomas confundes os proprios medicos

Unknown disse...

Olá sou Liliana e descobri recente q estou com essa doença e li seu blog e estou com os mesmos sintomas que vc teve... Gostaria de saber como vc está hj... Estou mto triste com a queda de cabelo...Tive um aborto...fz 2 anos atrás no q me deixou mto mau...queria tanto um filho mas acho q agr estou longe de realizar isso..

Unknown disse...

Olá sou Liliana e descobri recente q estou com essa doença e li seu blog e estou com os mesmos sintomas que vc teve... Gostaria de saber como vc está hj... Estou mto triste com a queda de cabelo...Tive um aborto...fz 2 anos atrás no q me deixou mto mau...queria tanto um filho mas acho q agr estou longe de realizar isso..

Unknown disse...

Oi Liliana,
A minha tireóide hoje está sob controle, estou tomando o hormônio. Descobri que hipotireoidismo, e diabetes andam juntas, então cuidado com o açúcar. Conheci uma pessoa que teve tumor na tireóide e precisou retirar a glândula. Logo depois, com acompanhamento médico, ela teve um menino sem problemas. Procure um médico de confiança, fale sobre seus anseios e dificuldades, ele poderá orientá-la melhor. Bjs

Rita disse...

Oi Debora,

estava procurando por falta de ar e tireoide, e cai no seu blog! me identifiquei muito pois estou sentindo muita falta d ar e ninguem consegue encontrar o motivo. gracas a voce, talvez eu tenha encontrado uma pista do que possa ser. muito obrigada!

Unknown disse...

Oi Rita,

Que bom ter ajudado.
No início do ano voltei a sentir vários sintomas, dentre eles a falta de ar e o médico aumentou a dose do hormônio.

Unknown disse...

Olá amiga, estou muito desanimada nos últimos dias. Descobri que tenho Hashimoto mas os hormônios tsh t3 e t4 estão bons. Vc toma remédio só p Hashimoto ou seus hormônios estavam desregulado. Te pergunto pq fui a um endócrino e ele disse que n podia passar remédio pois meus hormônios estavam bons...só tinha Hashimoto. Mas estou sofrendo com queda de cabelo....tá seco caindo muito.

Unknown disse...

Juliana,

Quando descobri o problema da tireóide, assim como você, eu estava em uma fase subclínica, o T3 e T4 eram normais mas a antiperóxidase acima do normal. Aos poucos os exames fora alterando e precisei tomar o hormônio.

Durante esse período a endócrino que me acompanhava afirmou que eu não poderia tomar o hormônio, pois havia riscos para a saúde e nenhum benefício. Ela me recomendou homeopatia, exercícios físicos e tomar cuidado com o estresse até o quadro ficar definido.

Na época meu cabelo chegou a cair mais que o normal, mas só eu percebia. Claro, cada caso é diferente mas acho que seria ideal você procurar um dermatologista para acompanhar seu problema.

Não desanime, continue firme e qualquer coisa procure uma segunda opinião.

Bjs

rita de cássia disse...

Gostaria muito de entender esta doença, pois tenho uma grande amiga que foi diagnostícada com Hashimoto. Acontece que ela nunca teve tendência ao hipotireoidismo. Em verdade ela é tão magra que beira o hipertireoidismo! E sempre comeu muito e bem. Ela conta que tem uma sensação de que está engulindo sapo, sempre que vai fazer punção e isto me chamou a atenção. O que você poderia me dizer sobre isto?! Muito grata por você abrir um blog para falar sobre o problema, em verdade encontramos pouca coisa de concreto sobre Hashimoto. Tudo de bom pra ti.

Unknown disse...

Oi Rita,
O que já li sobre tireoidismo é que em alguns casos o emagrecimento pode ocorrer. Não sei dizer nada sobre punção porque nunca fiz.
Hoje além de hipotireoidismo estou pré diabética. O endocrinologista me avisou que problemas da tireóide andam junto com a diabetes e depressão. Portanto acompanhamento médico é imprescindível. Bjs

Unknown disse...

Oi Rita,
O que já li sobre tireoidismo é que em alguns casos o emagrecimento pode ocorrer. Não sei dizer nada sobre punção porque nunca fiz.
Hoje além de hipotireoidismo estou pré diabética. O endocrinologista me avisou que problemas da tireóide andam junto com a diabetes e depressão. Portanto acompanhamento médico é imprescindível. Bjs